Projeto 52 Semanas / 7ª semana - Meus livros preferidos

julho 03, 2015

Oi gente O tema do projeto essa semana é: Meus livros preferidos. É difícil dizer, assim como li no post das meninas, é coisa de momento, mas eu tenho alguns que por algum motivo são especiais pra mim. Então vamos lá:


1- A Droga da Obediência: Pode-se dizer que foi esse livro que despertou minha paixão literária. Eu lembro com muito carinho da minha 4ª série aos 10 anos, sentada em silêncio absoluto ouvindo a história contada pela tia Tati. Ela lia uma parte do livro todos os dias nos minutos finais da aula e todo mundo aguardava em expectativa esse momento maravilhoso, enquanto ela falava, ninguém ousava dizer um pio pra não perder uma palavra da história dos Karas. Eu li umas 3 vezes esse livro e li os outros da coleção também: Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga do Amor e Droga de Americana! nas bibliotecas da vida (escola). Só não li o último que é recente, mas eu ainda vou ler: A Droga da Amizade.

 Autor: Pedro Bandeira
 Coleção: Os Karas
 Editora: Moderna
 Ano de lançamento: 1984

Uma turma de adolescentes enfrenta o mais diabólico dos crimes. Num clima de mistério e suspense, cinco estudantes - os Karas - enfrentam uma macabra trama internacional - o sinistro Doutor Q.I. pretente subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga. E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégio de São Paulo. Este é um trabalho para os Karas - o avesso dos coroas, o contrário dos caretas.
2- As Crônicas de Nárnia: Outro livro que vou levar pra sempre no coração. Cada formando da 8ª série recebeu o volume único de As Crônicas de Nárnia. Fiquei em êxtase quando recebi meu exemplar e voltei lendo pra casa. Eu já falei sobre o 1º filme em um dos posts do projeto que o que eu mais gosto é a ligação da história com o cristianismo. Aqui vai uma frase dita por Aslam que eu grifei como uma das minhas favoritas: "No seu mundo eu tenho outro nome, você precisa aprender a me reconhecer por lá."

 Autor: C. S. Lewis
 Título original: Chronicles of Narnia
 Volume único inclui: O Sobrinho do Mago (1955); O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (1950); O Cavalo e seu Menino (1954); Príncipe Caspian (1951); A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952); A Cadeira de Prata (1953), A Última Batalha (1956).
 Editora: WMF Martins Fontes
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - O que mais um leitor poderia querer de um livro? Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
3- O Pequeno Príncipe: É muito amor pra poucas páginas. Foi o primeiro livro que comprei, a partir dele que comecei minha jornada louca de comprar mais livros do que consigo ler. Ouvi dizer que vai ter adaptação pros cinemas, meu coração já tá batendo mais forte. É praticamente uma obrigação ter esse livro na estante. "O essencial é invisível aos olhos."

 Autor: Antoine de Saint-Exupéry /eita/
 Título original: Le Petit Prince
 Editora: Agir
 Ano de lançamento: 1943
O Pequeno Príncipe conta a estória de um piloto de avião que, após uma pane, cai no Deserto do Saara. Ele acaba adormecendo, e ao acordar, vê um pinguinho de gente de cabelos dourados, pedindo para que ele lhe desenhe um carneiro. Daí pra frente o Pequeno Príncipe passa, de forma simples, verdadeiros valores e lições perdidas há tempos pelo piloto.
4- Poderosa: Ganhei a coleção completa no meu aniversário de 15 anos de um médico que trabalhava no mesmo lugar que meus pais. O que falar dessa pessoa que nem conheço mas já considero pakas? Os livros são tão envolventes, que eu li os 5 em uma semana. Eu praticamente virava as noites lendo e foi através dessa coleção que eu desenvolvi meu hábito pela leitura.

 Autor: Sérgio Klein
 Subtítulo: Diário de uma garota que tinha o mundo na mão
 Editora: Fundamento
 Ano de lançamento: 2006
O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia fez uma redação sobre a quase xará Joana d´Arc e provocou uma reviravolta na História.
5- Um Amor para Recordar: 2º livro que comprei da minha estante e o 1º que comprei de muitos do meu querido e amado Nicholas Sparks. Sou apaixonada pelos livros dele e esse não é diferente. Uma história linda de amor e devo confessar, eu choro todas as vezes que eu leio ou assisto o filme. TODAS AS VEZES! E como eu já sei a história de cór, eu já começo a ler / assistir chorando. A partir dele eu me tornei um pouco mais crítica ao comparar livros e adaptações.

 Autor: Nicholas Sparks
 Título original: A Walk to Remember
 Editora: Novo Conceito
 Ano de lançamento: 1999
"Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem... Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço.
Esta é minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois chorar - não diga que não avisei."
- Landon Carter
Com exceção de Poderosa, todos as obras citadas aqui são conhecidas, por isso não entrei em detalhes da história e sim contei o porque são especiais pra mim. E aí?! Quais são os seus preferidos?

Post em parceria com:
Rafaah Machado - Hanna Carolina - Caroline Machado

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.